segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sabedoria ou Inteligencia?

  Olhando p/ tras, lembro de minhas conversas com meu avô, homem simples, do interior, caipira de tudo, pouco estudo, um pouco mudo... como todo mineiro que se preze. E vejo o quanto me ensinou, o quanto sabio é, o quanto esperto, vivido e feliz é.

-Nunca entendeu a quimica, o hélio, cobre ou estanho, mas sabe como viver e conviver num mundo estranho.
-Não entende a fisica, mas sabe que p/ toda ação à uma reação, p/ cada amor plantado, à uma paixão colhida.
-Não sabe o portugues, mas por incrivel que parece, me fala e me soa tão bem sua palavras.
-Mal sabe contar, dividir, subtrair, mas a vida lhe ensinou...a somar amigos, multiplicar o amor, dividir c/ o próximo e subtrair tristezas.

  A sabedoria, não pode ser medida em numeros, QI´s ou notas. Hoje precisamos de mais sabedoria e menos inteligencia no mundo em que vivemos, sabedoria se compartilha, inteligencia se compete. De inteligencia o mundo esta repleto, de cientista, engenheiros, fisicos, quimicos, que voce encontra em uma Faculdade de Esquina qualquer.
  Mas Einstein não teve boas notas; Mandela foi preso; Dalai Lama passou fome; Chaplin era louco, esses não são faceis de encontrar, isso é inteligencia? NÃO. Isso é sabedoria.

  A inteligencia acaba e morre com voce, não é hereditaria, não vira herança, voce pode ser um genio e teu filho um asno.

  A sabedoria é compartilhada, passa de pai p/ filho, não esta em livros, não esta em provas, esta na vida, aproxima as pessoas, e assim ultrapassa gerações e gerações.

 Prefiro sonhar com o futuro, repleto de pessoas com algo a dizer e pé no chão, ao contrario de humanoides c/ chip na cabeça e seus carros voadores.


Então sinta se for SÁBIO, e pense se for INTELIGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário